Onde ficar em Aracaju: os melhores hotéis e pousadas da cidade

10

Escolher onde ficar em Aracaju não dá muitas opções de localização ao turista, mas isso não é um ponto negativo, pelo contrário. Quase toda a rede hoteleira da cidade fica concentrada no mesmo bairro, na Orla de Atalaia, que tem capacidade para atender aos viajantes dos mais diversos padrões econômicos. Fora dali, existem ao menos duas outras ótimas opções na capital de Sergipe: os Jardins e a Coroa do Meio, voltadas a quem viaja a negócios ou busca uma estadia mais urbana.

Os novos bairros na evolução urbana de Aracaju

Onde ficar em Aracaju: A Orla do Atalaia é a região mais visitada da cidade. Com seus calçadões, praias famosas e os melhores restaurantes e hotéis, vale muito a pena se hospedar nessa região.

Aracaju é uma cidade que já nasceu para ser a capital de Sergipe. Sua ocupação se iniciou na Praça Fausto Cardoso, à margem do Rio Sergipe, onde foram erguidos os primeiros edifícios administrativos da nova cidade. De lá a urbanização foi se expandindo com o passar das décadas, mas sempre seguido as curvas do rio.

Com as seguidas ampliações, Aracaju foi ganhando criando bairros, como 13 de Julho, Jardins e a Coroa do Meio, até que os aterros encontraram o mar, com o surgimento do bairro da Atalaia.

Na década de 80, após uma serie de obras que buscavam reestruturar a cidade, a Orla de Atalaia foi reformulada para se tornar o grande polo turístico e hoteleiro que faltava a Aracaju.

Ao mesmo tempo o bairro da Coroa do Meio recebeu o Shopping Riomar e pouco depois foi inaugurado o Shopping Jardins, no bairro de mesmo nome. Nestas regiões, de perfil residencial, há hoje um hotel associado a cada empreendimento, que são as duas principais opções de estadia fora da Orla a serem consideradas ao decidir onde ficar em Aracaju.

Onde ficar em Aracaju

  • A Orla de Atalaia
    • O trecho antigo da Orla e os hotéis mais famosos da cidade
    • As pousadas na Passarela do Caranguejo
  • A Coroa do Meio
  • O bairro dos Jardins

A Orla de Atalaia

Onde ficar em Aracaju: Os famosos arcos que representam a cidade ficam na Orla do Atalaia e demarcam a região mais frequentada e onde a maior parte dos turistas fica ao visitar a capital do Sergipe.

Primeira escolhe de quase todos ao decidir onde ficar em Aracaju, na Orla de Atalaia as opções de hotéis e pousadas são muitas e podem ser reunidas em dois grupos distintos. De um lado ficam os hotéis clássicos, surgidos na primeira onda de expansão da Atalaia, localizados no início da praia, próximos ao Oceanário. De outro, há um conjunto de pousadas, albergues e hotéis menores que está se consolidando ao redor da Passarela do Caranguejo, um polo gastronômico que lidera o novo prolongamento da ocupação da orla de Aracaju.

O trecho antigo da Orla de Atalaia e os hotéis mais famosos da cidade

Onde ficar em Aracaju: A Orla do Atalaia é o local mais procurado por turistas na capital do Sergipe. Na praia mais famosa da cidade se encontram os melhores restaurantes e hotéis, para todos os gostos e bolsos.

Os hotéis mais famosos de Aracaju ficam todos no trecho antigo da Orla, o primeiro a ser inaugurado. Ele começa junto a Praia dos Artistas, na Coroa do Meio, e segue até a Avenida Rotary, onde, logo em frente, estão localizados os Arcos da Atalaia.

Neste pedaço da orla ficam também os maiores equipamentos públicos implantados em sua construção, que dão vida ao bairro. Entre eles estão a feira de artesanato, a praça de eventos, a ciclovia, os lagos artificiais (com pedalinhos), o kartódromo e o Oceanário do Projeto Tamar.

Por tudo isso, certamente você se pegará caminhando por ali frequentemente durante sua estadia. E caso, ao decidir onde ficar em Aracaju, tenha escolhido um hotel por ali, todo o planejamento de viagem fica ainda mais fácil.

No trecho antigo da orla de Atalaia os hotéis mais famosos e sempre escolhidos pelos visitantes são o Mercure Del Mar e o Radisson Aracaju, que ficam quase um ao lado do outro.

Na orla nós ficamos hospedados no Ibis Budget de Aracaju, ótima opção a viajantes que queiram economizar na estadia sem abrir mão do padrão dos hotéis da rede.

As pousadas na Passarela do Caranguejo

Onde ficar em Aracaju: Na Orla do Atalaia se encontra uma das esculturas mais visitadas e fotografadas da capital do Sergipe, o caranguejo, na Passarela do Caranguejo. Todos os dias ele está lotado de turistas querendo tirar fotos com ele.

O trecho da Orla conhecido como Passarela do Caranguejo é o novo polo gastronômico de Aracaju e fica apenas algumas quadras após os Arcos da Atalaia. Impossível de se perder, a área é demarcada pela enorme escultura de um caranguejo sempre rodeada de gente querendo fotografar.

A Passarela do Caranguejo já segue um novo caminho de expansão urbana da cidade para o sul e por aqui os grandes hotéis ainda são raros, predominando as pousadas e albergues.

Assim, caso você esteja atrás de uma estadia mais próxima do dia a dia local, a Passarela do Caranguejo é o trecho perfeito da praia para seus dias na capital de Sergipe.

Entre as pousadas, na Passarela do Caranguejo as melhores opções são a Pousada Beija-Flor e a Pousada dos Caminhos. Se preferir um albergue, experimente o AJU Hostel e Pousada, que tem ótimas avaliações.

A Coroa do Meio

Bairro de classe media alta, a Coroa do Meio se destaca por estar ali localizado o maior Shopping da capital de Sergipe, o Riomar. Conectado ao shopping, o Quality Hotel Aracaju é uma boa opção a quem tenha um roteiro em Aracaju não tão voltado para a praia.

O bairro dos Jardins

O outro grande shopping da cidade, de perfil mais popular, o Shopping Jardins, também possui um ótimo hotel bem próximo, o Ibis Aracaju (ou Ibis Jardins). Nós ficamos hospedados ali em nossos primeiros dias em Aracaju e adoramos a infraestrutura oferecida.

A localização, apesar de distante dos principais pontos turísticos, nos deixava bem próximos dos acessos de saída da cidade, o que facilitava bastante na logística dos passeios pelo interior de Sergipe que fizemos, ao Cânion do Xingó e ao Delta do São Francisco.

Deixe seu comentário

comentários