O que é o jogo da Baleia Azul que está rodando a internet e o que ele está fazendo com as pessoas?

414

Um jogo que estimula jovens a cometerem suicídio tem feito sucesso no Brasil e no mundo e provocado polêmica após mortes de adolescentes. Conhecido como “Blue Whale” (Baleia azul, em tradução livre), a brincadeira que, aparentemente é inocente, pode ter consequências sérias.

O jogo funciona da seguinte forma: adolescentes entram em um grupo onde são expostos e propostos pelos líderes 50 desafios postados todos os dias as 4h20. No início, as tarefas são simples, como por exemplo desenhar algo ou passar noites em claro ouvindo músicas depressivas, mas depois os desafios vão aumentando e ficando cada vez mais perigosos, e podem obrigar os participantes a fazerem tatuagens utilizando facas.

Além disso, durante as tarefas os adolescentes podem ser estimulados a insultar os pais ou se mutilar. O último desafio é visto como o mais perigoso. Isso porque o participante precisa atentar contra a própria vida.

Quem participa dessa prática precisam cumprir uma tarefa por dia. A lista do que fazer é entregue aos poucos por uma espécie de tutor, quase sempre o administrador de uma página secreta no Facebook. A todo momento, eles são avisados de que este é um jogo sem volta.

Mortes

Na Rússia, ao menos uma pessoa foi detida por envolvimento no jogo. Em alguns casos, quando os adolescentes chegaram à reta final dos desafios, eles trocaram a foto de capa do perfil na rede social por uma imagem de uma baleia azul. No país, estimasse que cerca de 100 pessoas já devem ter morrido por conta do jogo.

No Brasil, a morte de uma adolescente de 16 anos está sendo investigada e pode estar relacionada à Baleia Azul. A jovem teria pulado em uma represa de grande profundidade para cumprir o desafio final do jogo mortal. Por aqui, há pelo menos 13 grupos fechados no Facebook, com mais de 59 mil pessoas.

Campanha

A morte de jovens e adolescente em todo o mundo fez com que o Ministério da Educação da França enviasse e-mails para todos os diretores de escolas com o intuito de chamar a atenção. Por lá, uma campanha foi iniciada chamada #bluewhalechallenge foi iniciada nas redes sociais. “Nenhum desafio merece que você arrisque sua vida”, diz um tweet do governo francês.

Versão do bem

Alguns internautas brasileiros decidiram transformar o desafio da baleia azul em zoeira e criaram uma versão do bem para incentivar o amor próprio aos adolescentes.

É a Baleia Rosa, que já tem mais de 90 grupos no Facebook difundindo 50 desafios “fofos”. Dentre as tarefas estão escrever na mão que é lindo, assistir filmes engraçados, abraçar um amigo, comer doces, ler um livro e desenhar Kawaii – adjetivo japonês que significa bonito – nos braços.

Seriado sobre suicídio

O seriado do momento, “13 Reasons Why” está fazendo fazendo sucesso e tem feito muita gente refletir sobre questões sérias, como suicídio, depressão e bullying na adolescência.

Desde a estréia, no final de março, de acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), os pedidos de ajuda ou de conversa enviados por e-mail para a organização aumentaram em mais de 100%.

Alerta

Especialistas alerta pais a ficarem atentos aos sinais de possíveis problemas emocionais dos filhos. Isso porque muito antes de uma pessoa tentar se suicidar ela já dá sinais de problemas emocionais e psicológicos.

“Não se deve banalizar ou julgar a tentativa como um recurso para chamar a atenção. Na vida conturbada de um adolescente, o ato precisa ser tomado como um marco a partir do qual se iniciam ações destinadas à proteção e à qualidade de sua vida, incluídas as de saúde mental”, conta o o psiquiatra da da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Neury José Botega.

Listamos alguns sinais no comportamento de jovens que devem ser observados:

. Alterações significativas na personalidade ou nos hábitos;
. Comportamento ansioso, deprimido ou agitado;
. Queda no rendimento escolar;
. Perda ou ganho repentinos de peso;
. Mudança no padrão de sono;
. Tristeza, irritação e acessos de raiva combinados
. Comentários autodepreciativos ou desesperançosos em relação ao futuro;
. Demonstração clara ou velada do desejo de pôr fim à vida.

Comente aqui conosco a sua opinião sobre esse jogo. Não se esqueça também de compartilhar com seus amigos.

Deixe seu comentário

comentários