Ao observar o irmão em sua primeira empreitada pela cozinha, logo que foi morar sozinho, Gisele Souza teve a ideia de criar um blog com dicas e receitas fáceis, perfeitas para quem não tem muita intimidade com o cômodo. O que ela nunca imaginaria é que o Receitas de Minuto seria um sucesso e hoje, 6 anos depois de seu início, estaria lançando o livro Truques de cozinha que ninguém te conta.

Em papo exclusivo com o site da Casa e Comida, Gisele abriu o jogo e ensinou uma série de macetes incríveis que te ajudarão a sobreviver no meio de panelas, talheres e pratos. Mas a principal, frisa, é ler a receita sempre mais de uma vez antes de partir para a ação. “Siga sempre o passo a passo ou você pode acabar se frustrando”, comenta. Além disso, a hora de cozinhar deve ser divertida: coloque uma música bem alta, separe os ingredientes e, o mais importante, não tenha medo de errar.

1. Meça sem erro
Você tem dificuldade para acertar as medidas? Saiba que uma xícara de chá tem 240 ml e 1 colher de sopa, 15 ml – isso no caso de líquidos. Um truque ótimo para saber o tamanho da colher é usar uma moeda de um real: se ela couber direitinho, é porque é de chá.

2. Bolo no forno
Está ansioso para saber se o bolo ficou bom e fica abrindo o forno de cinco em cinco minutos? Está errado! O seguro é abrir o forno 30 minutos depois que o quitute entrou, já que o ar frio faz com que ele murche.

Está ansioso para saber se o bolo ficou bom e fica abrindo o forno de cinco em cinco minutos? Está errado! O seguro é abrir o forno 30 minutos depois que o quitute entrou, já que o ar frio faz com que ele murche. (Foto: ThinkStockPhotos)

3. A massa da torta
Massas podres ou amanteigadas podem acabar estufando. Para isso não acontecer, a sugestão é forrá-la com papel alumínio e colocar arroz cru como “pesinho”.

4. Salsão salvador
O camarão é um ingrediente que, na hora do cozimento, deixa a cozinha com um cheiro muito forte. Colocar um talo de salsão na água ajuda a reter o odor.

O camarão é um ingrediente que, na hora do cozimento, deixa a cozinha com um cheiro muito forte. Colocar um talo de salsão na água ajuda a reter o odor. (Foto: ThinkStockPhotos)

5. Amido amigo
A receita tem amido para engrossar? Não se esqueça de colocar um plástico filme na hora de levar à geladeira para não formar película.

6. Massa sem óleo
Desde pequenos aprendemos que, na hora de cozinhar macarrão, deve-se adicionar óleo na água. Na realidade isso não é necessário, já que ele lubrifica demais a massa e dificulta a aderência do molho.

7. Não siga o fabricante
Claro que, na maior parte das vezes, é essencial seguir as instruções do rótulo do produto. Mas, no caso do macarrão, se o fabricante disser 10 minutos, cozinhe por nove. Assim, você não corre o risco da massa ficar muito mole.

Vai fazer fritura e não quer que a casa fique cheirando mal? Coloque uma panela com água e cascas de laranja ao lado daquela com óleo e deixe ferver enquanto você frita. (Foto: ThinkStockPhotos)

8. Xô, cheiro ruim
Vai fazer fritura e não quer que a casa fique cheirando mal? Coloque uma panela com água e cascas de laranja ao lado daquela com óleo e deixe ferver enquanto você frita.

9. Reutilização
Quer usar novamente o óleo usado para fritar peixes? Espere ele esfriar, passe por um filtro e adicione cinco gotas de limão. O sabor e cheiro vão sumir.

10. Pão no verão
Se está a fim de fazer pão caseiro, espere a temperatura subir. Em dias quentes, o calor ajuda a ativação do fermento.

Se está a fim de fazer pão caseiro, espere a temperatura subir. Em dias quentes, o calor ajuda a ativação do fermento. (Foto: Elisa Correa/Casa e Comida)

11. Margarina não é manteiga
Se a massa que você está preparando for amanteigada, não adianta substituir os ingredientes, porque o resultado pode sair diferente do esperado.

12. Salmoura nele!
O filé de frango está muito sem graça? A dica para dar um up no prato é usar salmoura, que é uma mistura de meia xícara de chá de água morna, 2 colheres de sopa de sal e 1 colher de sopa de açúcar. A mágica acontece porque, já que o sal retira a umidade do frango, ele fica salgado por fora e por dentro. E o bacana é que ele não fica seco porque a água cumpre seu papel.

O filé de frango está muito sem graça? A dica para dar um up no prato é usar salmoura, que é uma mistura de meia xícara de chá de água morna, 2 colheres de sopa de sal e 1 colher de sopa de açúcar. A mágica acontece porque o sal retira a umidade do frango, que é substituída pela água, assim ele fica salgado por fora e por dentro. (Foto: ThinkStockPhotos)

13. Nada de antiaderência
Sim, você leu certo. Para fazer um bom bife, não é indicado usar panelas antiaderentes, pois atrapalham a selagem. A sugestão é untar uma frigideira bem quente com alguma gordura.

14. Sal no doce
Colocar uma pitadinha de sal é um ótimo truque para acentuar o sabor de qualquer sobremesa.

15. Desastre resolvido
Queimei o arroz! E agora? Coloque a panela em uma bacia de água gelada ou em cima de um pano de prato molhado. Em alguns minutos, o cheiro desaparece.

Fonte: Truques de cozinha que ninguém te conta – e 40 receitas, de Gisele Souza (Ed. Belas Letras)

Deixe seu comentário

comentários