10 símbolos no painel do carro que todo mundo conhece mas pouca gente sabe o que significam

47

O painel de controle do seu carro traz algumas informações que são fundamentais para sabermos melhor sobre o funcionamento do veículo, como por exemplo velocidade, quantidade de combustível e até a temperatura que seu motor está. Algumas luzes daquelas lá, quando ignoradas, podem trazer grandes prejuízos, como fundir o motor do seu carro, e por isso é importante saber o que cada luz daquela significa.

Mas e aí, você o que significa ao menos a metade daquelas luzes? Sabe qual luz é a do freio, qual é a do óleo ou qual indica a temperatura do seu carro? Como nós sabemos que muitas pessoas não fazem a mínima ideia do que aquelas luzes significam, nos resolvemos criar essa matéria com os 10 símbolos no painel que todo mundo conhece mas pouca gente sabe o que significa:

1 – Injeção

Esse símbolo representa a luz da injeção eletrônica, e deve se apagar logo que você der a partida. Se mesmo depois de você der partida a luz continuar acesa, saiba que algo está errado e pode acontecer o aumento de combustível do carro e da emissão de gases poluentes. Bom, se essa luz insistir em continuar sempre acesa, o melhor a se fazer é procurar um mecânico de confiança para dar uma olhada.

2 – Bateria

Para quem não sabe, esse símbolo no seu painel é da bateria, e ela deve desligar segundos depois de você funcionar o seu carro. Quando ela permanece acesa depois de ligar o carro, isso significa que a bateria do seu carro não está sendo carregada pelo alternador.

3 – Combustível

Nós esperamos que todos você saibam o esse símbolo significa no painel do seu carro, mas para quem não sabe, esse símbolo é o do combustível. Nele você pode ver quanto de combustível ainda tem no carro. Lembrando que quem deixa o combustível acabar no trânsito recebe multa e alguns pontos na carteira.

4 – Temperatura

Esse símbolo indica a temperatura do seu motor. Quando ele está no topo, indica que seu carro está superaquecido, e isso pode ser devido a falta de água no radiador, por exemplo. Caso essa luz acenda, verifique o nível de água do radiador, e se o problema continuar, procure um mecânico o mais rápido possível.

5 – Pressão do óleo

Quando seu motor tiver pouco óleo ou algum problema na lubrificação, essa luz ficará acesa no seu painel. Fique sempre em alerta quando essa luz acender, pois pode trazer problemas graves para o seu carro, como fundir o motor, por exemplo.

6 – Luz dos faróis

Esse símbolo no seu painel diz se os faróis estão ligados ou não. A verde indica que os faróis estão baixos, já a azul indica que os faróis estão altos.

7 – Luz farol de neblina

Essa luz se acende quando o farol de neblina está ligado. Essa luz pode indicar que os farois de neblina traseiro e dianteiro estão ligados. É preciso usar esse tipo de farol apenas quando houver necessidade, caso contrário, ele pode atrapalhar muito o motorista atrás de você.

8 – Alerta

Provavelmente todo mundo sabe para que serve esse símbolo, mas vamos explicar mesmo assim. Essa luz fica separada e não liga sozinha. Você deve ativá-la apenas quando tiver problemas no carro ou ver uma situação de risco na estrada. Resumindo, ela deve ser usada quando você precisar alertar os outros motoristas que existe um risco.

9 – Cinto de segurança

Quando essa luz estiver acesa, significa que o cinto de segurança é obrigatório e que alguém dentro do carro não está usando-o.

10 – Portas

Cada símbolo desse vai depender do modelo do carro, mas todos eles significam que ao menos uma porta está aberta. Alguns ainda avisam quando o porta-malas está aberto, tudo pensando na segurança do motorista e passageiros.

E aí, já conhecia todos esses símbolos? Deixe aqui o seu comentário!

Deixe seu comentário

comentários